Rogai

Na falta da água, a privação do outro, da vida. Em “Rogai”, o novo espetáculo da Malma Companhia de Dança, o coreógrafo Arilton Assunção busca um diálogo entre a dança e ícones da cultura brasileira, como “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, ou “Os Retirantes”, de Cândido Portinari, entre o gesto cênico e a dura realidade dos migrantes, angústia socioeconômica e ecológica que assombrou – e ainda assombra – o Nordeste brasileiro.

Em cinquenta minutos de espetáculo, coreógrafo e bailarinos falam sobre a ausência: a ausência de água e futuro, mais à flor do entendimento, e a ausência mais profunda e visceral de tudo o que nos torna humanos: a ausência do outro, do sonho, da terra. Terra que é pó, na cenografia da boca de cena, evocando a fornalha de sol e seca da caatinga; terra que se transmuta em sonho, no mesmo espaço cenográfico, para além da faixa árida, para além do horizonte do cotidiano: o sonho. É no espaço onírico, nesse lugar sem limites, que tudo pode acontecer e tornar-se real: a vida, o amor, o desejo, a lembrança que emerge do passado. É o sonho de uma vida possível o que move a busca por um lugar, qualquer lugar, onde tudo possa se realizar.

Incansavelmente poética, “Rogai” usa uma trilha sonora eminentemente brasileira para dar voz à desolação, à tristeza, à rude melancolia da alma cabocla que, mesmo diante do vazio seco mantém viva a esperança. Nela, o popular e o clássico se dão as mãos para conduzir plateia e bailarinos à graça – a graça merecida dos que não perdem a fé, mesmo diante da desolação e da desesperança. A dança, a beleza e a poesia resgatam a vida de uma realidade muitas vezes dura demais – os “retirantes” somos todos nós.

Simone Saueressig

 

coreografia: Arilton Assunção
assistente de coreografia: Alex Gonçalves
música: Vários Intérpretes
figurinos: Kamila Hugentobler
cenografia: Renato Imbroisi

Um comentário em “Rogai

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s